Sinopse:
Primeiro romance realista da língua portuguesa, O Crime do Padre Amaro revelou o maior romancista português e chocou a sociedade da época com sua denúncia da hipocrisia social e religiosa. Romance anticlerical dos mais ferozes, é ambientado em Leiria, onde o Padre Amaro Vieira, ingênuo e psicologicamente um fraco, vai assumir sua paróquia. [...] O romance, que critica violentamente a vida provinciana e o comportamento do clero, foi, durante décadas, leitura proibida em muitas escolas de Portugal e do Brasil.
Frederico Barbosa e Sylmara Beletti
Review:
Não terminei sequer a leitura. Gostei bastante do estilo de Eça nos Maias e continuo a não fazer censura à qualidade da escrita do autor, mas a história em si não me cativou particularmente. Tenho imensa pena de ter de dar uma avaliação de apenas duas estrelas, mas perdi o interesse a meio do livro. As personagens principais não têm carisma de Carlos e Maria Eduarda nem por sombras e o ritmo é tão lento que dei por mim a obrigar-me a ler. A acção podia ser desenrolada com um pouco mais de velocidade e estar às voltas com o João Eduardo durante tanto tempo cansou-me.
Desisto da leitura e não posso recomendá-la a quem gostar de ritmos mais rápidos, ainda que a crítica à sociedade beata e hipócrita seja apresentada de maneira excelente.
Classificação:
2 out of 5 stars