Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

ode à rotina

sobre o feio e o bonito. a minha rotina é ler.

 

Sinopse: 

St. Vladimir’s Academy isn’t just any boarding school—it’s a hidden place where vampires are educated in the ways of magic and half-human teens train to protect them. Rose Hathaway is a Dhampir, a bodyguard for her best friend Lissa, a Moroi Vampire Princess. They’ve been on the run, but now they’re being dragged back to St. Vladimir’s—the very place where they’re most in danger...
Rose and Lissa become enmeshed in forbidden romance, the Academy’s ruthless social scene, and unspeakable nighttime rituals. But they must be careful lest the Strigoi—the world’s fiercest and most dangerous vampires—make Lissa one of them forever.

 

Review: 
Tinha as expectativas muito altas, especialmente por conta das classificações abonatórias que tantos leitores atribuíram a Vampire Academy. No entanto, o livro não atingiu essas expectativas e, embora tenha entretido, não o considero nem de longe um dos preferidos.

 

Vamos começar pelas personagens:
Não tenho a certeza se gosto da Rose ou da Lissa. Na maior parte do livro eu senti que não ia querer saber, caso acontecesse algo a uma das duas. Foi mais fácil criar uma conexão com a Rose, à medida que a história progrediu, claro. Ainda assim, o que conheci (ou não conheci) dela não é o suficiente para torná-la numa personagem querida.
Esclarecendo: uma personagem querida não é uma personagem perfeita. O problema com a Rose foi a falta de interesse que ela despertou em mim, quase constantemente.
Quanto à Lissa, não fiquei a conhecê-la e, por tanto, não será uma personagem que vá manter na memória.
Os interesses amorosos não fugiram ao cliché, também eles muito uni-dimensionais.

 

A escrita não é nada por aí além, mas tem um estilo fresco. A narradora é uma voz fresca, mas não quer dizer que seja extraordinária. Sinto que a autora tentou torná-la em algo que não resultou.

 

A história é...mais ou menos?
Se as ideias tivessem sido melhor aproveitadas, corresponderiam ao potencial. Porque elas tinham potencial.

 

O principal problema do livro é o ritmo de uma lentidão excruciante. Até às últimas páginas não acontece nada e, quando finalmente acontece alguma coisa, há um pouquinho de info dump (que também se vai encontrando aqui e além, durante a progressão da história).

 

Um aspecto que eu gostei acerca da protagonista foi que ela não era a típica heroína virgem e "pura" - pensava eu. Gostava mais que ela não tivesse sido virgem, não sei qual é a relação entre nobreza e celibato.

 

Mas deixando de ser picuinhas, vou pegar nos pontos positivos que também os há:
Uau! É uma lufada de ar fresco ler um livro sobre a importância da amizade entre duas mulheres. Pontos extra à Richelle por não ter escrito sobre a ligação entre um guardião heróico e a sua Moroi indefesa.
Na verdade, o principal motivo que me fez querer ler o livro foi este. Uma mudança - uma boa mudança - naquilo que é a norma em livros do género. A ligação entre a Rose e a Lissa foi o que me fez continuar a virar as páginas, mesmo que elas não tenham chegado nem perto do meu coração.

 

Nem tudo é mau, a sério. Vampire Academy é um guilty pleasure, daqueles que lemos às risadinhas em certas partes, mas que não colocamos na prateleira dos clássicos. A interacção com os rapazes é interessante, em especial no que toca ao Christian - mas, ainda assim, trata-se de aparências exteriores apelativas e toda a gente sabe que isso é muito pouco para sustentar encantos.
A Rose foge ao estereótipo, mas seria mais badass se parasse de nos recordar constantemente que é isso que ela tenta ser. Podia ter tirado as minhas próprias conclusões pela observação dos actos dela, não é preciso a autora atirar-me constantemente aos olhos o que ela acha que a Rose é.

 

Lê-se rápido, constitui uma leitura leve e tem o seu toque de comicidade. Uma das relações com mais potencial que já li, sim. No entanto, uma plot demasiado esticada para cobrir o livro todo e não acho que valha a pena perder tempo com uma saga tão grande.
Não sei, talvez dê uma espreitadela ao segundo livro para ver o que mudou (muitas das vezes, o autor corrige os erros no segundo livro e isso é perfeitamente aceitável).

 

Já agora, capa interessante! Não sei se é suposto ser a Rose na capa porque erraram a cor do cabelo, mas...bonita capa, sim. E título, também.

 

Classificação:

2 out of 5 stars (segundo os critérios do Goodreads)

Podia dar três estrelas, mas em consideração a tantos outros livros que "gostei", este teve de ficar-se por "Ok". De qualquer forma, faz sentido porque foi um livro ok, mas nada de especial.

2 comentários

Comentar post